Brincadeira de Qualidade

drachen

Há brincadeira de qualidade, com significado, que leva ao crescimento interior da criança. e brincadeira desprovida de sentido, apenas para “distrair” ou manter as crianças “ocupadas”…

Atrevo-me a dizer que a brincadeira de qualidade está em extinção, tanto no meio de crianças escolarizadas como no meio das crianças fora da escola.

Tantas são as atividades, o ritmo acelerado das famílias e a intenção de proporcionar tudo e mais alguma coisa às crianças, que pouco tempo lhes resta para encontrarem o seu próprio EU… seus interesses, motivações, forças e fraquezas e brincarem de forma genuína, natural e sem pressas e limitações.

A grande parte das crianças está sempre à espera que lhes seja apresentada alguma coisa para fazer, que haja programa, ocupação, entretenimento, saídas, outras crianças- quanto mais melhor- resumidamente, que haja sempre alguém, geralmente um adulto, que as entretenha. Desaprenderam totalmente a viver tranquilamente a sua infância. Ou estão em roda-viva em atividades, encontros, e saídas, ou estão em casa, aborrecidas, sem saber o que fazer e a refugiarem-se nos “electronic devices”, à espera que algum adulto as “motive”.


Acho importante desacelerar e proporcionar uma vida calma e relaxada, em conexão emocional mas sem controlo e pressão, para que as crianças reaprendam a brincar livremente e, desta forma, crescer do modo mais completo e pleno, de dentro para fora.